Quem são

Leandra,Ludmilla,Aline,Fabiana,Mare... Muito bom poder ter amigos, ainda mais se esses amigos estiverem espalhados pelo mundo! Esse blog tem o intuito de trocar receitas TESTADAS entre um grupo de amigas, q hoje moram na França , Brasil, Argentina...

terça-feira, 30 de março de 2010

CULINARIA ITALIANA

Como esse blog esta ficando chique!!!!!!Recebemos de presente uma autentica aula de culinaria Italiana!!!!ulalalá...
Com direito a professora Italiana , comida Italiana, papo sobre a cultura Italiana, só o vinho que era Argentino!rsrsrs
Só tenho a agradecer pela generosidade da nossa amiga LIDIA, que alem de nos ensinar pratos tipicos de seu Pais (com todos os seus segredos,claro!), nos recebeu em sua casa com muito carinho e o alto astral de sempre!
Mas o evento foi alto nivel!!!!!!!Toda a imprensa fazendo a cobertura!!!!ahahahha (Fotografas: Patricia e Fabiana / Filmagem: Leandra ). Cada ação da Lidia era um "flash"! rsrs


Tudo super organizado, com direito as receitas impressas e os ingredientes já picados e separados nas suas devidas vasilhas. Tudo em ordem e "sério"até as Brasileiras e a Italiana "abrasileirada" começar a tomar o bendito vinho e a conversar!!!!Nossa..... como falamos!!!!!! (Leandra, Aline, Fabiana,Patricia e Lidia)
A aula de culinaria se tornou uma divertida renião de amigas, e o melhor de tudo: DEGUSTAMOS cada prato!Ela nos ensinou a fazer uma entrada, pasta e sobremesa! Cada prato representa uma região da Italia (são 20 regiões), sendo que a sobremesa é tipica da cidade da Lidia (RAVENA), chique,nao?!
"Dios mio"....comi realmente rezando!!!!!
Não posso deixar de comentar que tivemos ajuda de dois pequenos chefs: Thiago (3 anos) e Ayza (8 meses). Que gentilmente nos cederam uma trilha sonora, com direito até a dancinhas .....ouvimos XUXA!!!!!!




Alguns segredos Italianos:
- Usar sempre sal grosso, até para colocar na água q irá cozinhar a pasta.
- NÃO colocar azeite na água, é um crime. O azeite impede que a pasta absorva o molho!
- Acrescentar o sal , somente quando a água estiver fervendo.
- Seguir a risca o tempo de cozimento que o fabricante informar na embalagem da pasta.
- Se a pasta cozinhar muito (não ficar "al dente"), ela perderá o amido e dificultará a digestão.
- Calcular 100gr de pasta por pessoa.
- Carbonara: calcular 1 ovo por pessoa + 1 ovo (para 5 pessoas: serão 6 ovos)
- IDEAL: o queijo deverá ser ralado na hora para que nao tenha perda de sabor.
- BACON: ela usou um Italiano (SPECK ALTO ADIGE IGP, da marca SENFTER). Tem um sabor mais forte, parecido com o bacon defumado brasileiro.
- Os Italianos não cortam o espaguete com faca, porque como comem desde de pequeno já estão acostumados.Eles enrolam no garfo e se ficar aquela pontinha pendurada não tem problema.Não comem com ajuda da colher como manda a "etiqueta" no Brasil.
                                                                              (LEANDRA)






MELANZANE alla MOZZARELLA
REGIONE: CAMPANIA
A  beringela é um dos legumes mais populares na cozinha da Campania.é frita, grelhada, salteadas em fatias com um pouco de azeite, ou utilizada para adcionar sabor as pizzas e ao espaguete.As melhores para cozinhar são as beringelas longas de um roxo muito escuro; devem ser firmes ao toque e ter uma pele brilhante, o que revela frescura.

12 rodelas de beringela, cortada com 1 cm de espessura
12 rodelas de tomate
12 folhas de manjericão fresco
12 fatias de finas de mozzarella de bufala
Azeite, sal, e pimenta do reino


- Polvilhe levemente as rodelas de beringela com sal, de ambos os lados. Ponha-as entre duas duas chapas e coloque um peso por cima (essas chapas seriam como duas tabuas de cortar legumes).Deixe as beringelas escorrerem por uma hora.
- Tempere com sal as rodelas de tomate e deixe-as escorrer durante uma hora .
- Enxugue as rodelas de beringela. Grelhe-as numa frigideira quente com azeite durante alguns minutos, de ambos os lados, ate ficarem macias.
- Disponha-as numa travessa e coloque sobre cada beringela, uma rodela de tomate, uma fatia de mozzarella, e uma folha de manjericão.


Regue-as com azeite, tempere com sal e pimenta do reino e sirva!











SPAGHETTI alla CARBONARA
REGIONE: LACIO

No sul da Italia, a tagliatella é substituida pelo espaguete, que exige um molho diferente.

300gr de bacon (de preferencia defumado)
600gr de espaguete
150gr de parmigiano ralado
1 cebola
5 ovos
Azeite, sal e pimenta
Salsinha verde

- Numa frigideira fritar a cebola cortada fina, e depois colocar o bacon ate ele ficar acastanhado.
- Leve a ferver uma panela grande com agua, e QUANDO FERVER coloque o sal  e o espaguete, cozinhar ate ficar ao dente .
- A parte bater os ovos com o fouet ou garfo ate estar uniforme, acrescentar o parmigiano , sal e pimenta ate estar incorporado.

- Quando o espaguete estiver pronto coloca na frigideira do bacon juntamente com a mistura de ovos e queijo. Com o fogo ligado, vá misturando com dois garfos o espaguete, ate que a mistura de ovos esteja cozida.
- Polvilhe com salsinha verde e sirva.


quinta-feira, 25 de março de 2010

STROGONOFF BRASILEIRO

Muito bem amizades!!  Essa receita eu chamo de Strogonoff brasileiro porque aqui na Argentina, para todas as minhas artes culinarias, derivo o sobrenome de "Brasileiro", kkkkk  que na verdade são todas invenções minhas! ( Strogonoff Brasileiro, Arroz Brasileiro, Lasanha de Batatas ao forno Brasileira....kkkk) Mas no final fica uma delicia!!! ( Pelo menos as minhas amigas aqui só faltam lamber as panelas!!)
Quando a gente mora sozinho as vezes dá preguiça cozinhar...Porque demanda tempo e dedicação e no final além de comer só, ainda tenho que lavar tudo depois!! hahaha Mas, pra não comer delivery de empanadas argentinas todos os dias ( Receita que postarei em breve ), faço como uma boa brasileira que sou e convido as amizades todas para serem minhas cobaias e ao mesmo tempo vou difundindo a nossa culinária pelo mundo, afinal essa iguaria foi degustada por mexicanos, guatemaltecos, taiwaneses, estadounidenses, colombianos, alemães e argentinos!! heheheh  Sim, é que por aqui por Buenos me atrapei com os internacionais!!haahaha  Bom, mas chega de papo e vamos à Receita do Strogonoff Brasieliro da brasileira! :)


Para preparar esse "Manjar dos Deuses" ( sou modesta!)  será necessário os seguintes ingredientes:


1 Cebola grande picada
2 dentes de Alho
1 lata de Champinhones
1 copo de Creme de Leite
5 colheres de sopa de Oleo
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 colher de chá rasa de Cominho
1/2 kg de Peito de Frango  OU  1/2 kg de Carne ( uma boa carne: filé )
150g de Purê de Tomate
1 caldo Knorr sabor Alho e Manjericão
1 maço de Cebolinha picada


* Essa quantidade é pra 2 pessoas!


Primeiro tempere a Carne ( se o Strogonoff for de Carne ) ou o Frango ( se for de Frango ), o que eu fiz aqui foi de Frango , porque minha amiga Guatemalteca não come Carne...Em plena Argentina não comer carne!!! Imaginem!  Bom..Cada doido com sua doidera né? haha  Então: Tempere o Frango!
Corte o peito de frango em Cubos , amasse o Alho e misture-o com Sal e Cominho, espalhe essa mistura no Frango e reserve.
Em uma panela coloque as 5 colheres de sopa de Oleo, a Cebola picada em cubos e a Cebolinha bem picadinha. Refogue até  que a Cebola fique  transparente ( Não doure a cebola!)
Acrescente o Frango Temperado quando a Cebola estiver refogada. Misture e deixe em fogo baixo. O Frango começará a soltar água ( para isto o fogo deve estar sempre baixo), e vá misturando até que ele adquira uma cor branca, significa que já está cozido.
Uma vez que o Frango esteja cozido, acrescente o Caldo Knorr, derreta-o e misture.
Acrescente o Purê de Tomate e o Champinhones e vá mesclando tudo...
Siga mexendo até que comece a ferver, daí  acrescente o Creme de Leite e pimenta a gosto!
Misture Tudo e deixe fervendo até que adiquira uma consistência cremosa, mas não muito espessa! Porque quando esfria tende a ficar mais grosso o molho... Agora é só Disfrutar!!! mmmm




Para Acompanhar ARROZ BRANCO e BATATA PALHA!
                                                    
                                                         BUEN APETIT!!!!   
                                                                                        Aline :)

quarta-feira, 24 de março de 2010

CAPONATA ou SALADA DE BERINGELA

Buschetta de caponata


Caponatta é um dos antepastos sicilianos mais conhecidos no mundo. É um prato vegetariano, preparado a base de baringelas, tomates, vinagre, alcaparras e outros legumes. De origem espanhola, mas muito comum tambem na Italia.
Pode ser servida como salada acompanhando assados de carne ou como Bruschetta de caponata (pão tostado com a caponata).
É uma receita fácil de fazer, gostosa e que impressionará seus convidados!!!
Mais uma vez é uma receita da Ludmilla, que eu aderi aqui em casa e já passei para Mare. Ela fez e amou o resultado!!!! A foto do caponatta foi ela que ela fez.
Rende bastante, mas o bom é que pode guardar na geladeira por no máximo 5 dias.


INGREDIENTES  da caponatta
2 beringelas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 frasco pequeno de alcaparras
1 frasco pequeno de azeitona preta
1 frasco pequeno de azeitona verde
6 dentes de alho
1/4 de molho shoyo
Azeite (bastante)



Caponata


MODO DE PREPARO
Corte bem picadinho as beringelas,os pimentões, as alcaparras (lavar p tirar o sal se for salgada),as azeitonas pretas e/ou verde, 6 dentes de alho. Coloque em uma assadeira, molhe com o molho shoyo e  azeite ate molhar bem.Tampe bem com papel aluminio. Leve ao forno  +- 1h, no forno a 180 graus.
Sirva gelado ou em temperatura ambiente.



MODE DE PREPARO da bruschetta
Prepare as fatias de pão(italiano ou baguete) uma de cada vez : esquente uma frigideira com um fio de azeite e "frite" um dos lados da fatia de pão em fogo baixo, até que fique dourada.
Retire da frigideira, e na superficie tostada, esfregue rapidamente o dente de alho.    
Feito isso em todas as fatias, cobri-la com o caponata reservado e servir           


                                                               

segunda-feira, 22 de março de 2010

PICANHA AO FORNO


Essa receita apesar de simples é de familia...rsrss
Quem fez essa Picanha "suculenta" foi Mare (minha irmã), mas quem é a dona dessa receita é Jau , uma prima minha que cozinha muito bem! Está no carderno de receita de toda a familia e é sempre um sucesso!!!!A receita leva seu nome "PICANHA DE JAU", para quem não é da Bahia pode achar estranho falar picanha de Jau e não picanha DA Jau, mas é que na Bahia nós não usamos o artigo quando nos referimos a pessoas, DO, DA... ahhahah...só indo na Bahia para entender!
A carne fica muito macia, saborosa e com uma casquinha devido ao queijo ralado ...eh de comer RE-ZAN-DO!!!!
Para acompanhar a picanha minha queridissima irmã serviu uma salada de beringela.Ótima combinação!!
Essa receita foi "roubada"por mim  da minha amiga Ludmilla...rsrrss
Comi um dia na casa dela, e só fui embora com a receita passo a passo escrita numa folha de papel, que por sinal, está grudada na minha geladeira! 
Ela pode ser servida tambem como entrada ou petisco, acompanhada de uma baguete de preferencia FRANCESA( como estou chique...ahhha) cortada em rodelas. Pode ficar na geladeira por uma semana, e rende bastante!  


Vou postar as receitas em posts diferentes para facilitar a busca depois ok?
Apreciem com moderação...ahahahhah   
                                                                (Leandra)


                                            PICANHA DE JAU





INGREDIENTES


1 picanha
Sal fino
Queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO


Salga a picanha com sal fino e deixa na geladeira no mínimo 7hs.Cubra toda a picanha com queijo parmesão ralado, Coloque em uma assadeira com papel alumínio, deixa assar em forno médio por +- 1h, retira o papel alumínio e deixa dourar por meia hora.







terça-feira, 9 de março de 2010

"Uma cozinha sem saca-rolhas é apenas um cômodo da casa." (Keith Floyd)

Tem coisa melhor q ir para cozinha testar uma receitinha nova, com uma amiga para compartilhar esse momento e ainda tomando um bom vinho ???? Frances, claro! rsrsA escolha do vinho se torna tão importante quanto a propria receita a ser degustada! E aprendi este "imenso prazer" com minha amiga Ludmilla, q além de mandar muito bem na cozinha adora um bom vinho!Por isso vamos compartilhar nossas receitas nesse blog, nossos "segredos culinarios"...ahahha E criar muitos encontros para testar receitas e tomar muitos vinhos!!!!
Começo com a receita que foi a inpiração para a criação deste blog: RABANADA MIL FOLHAS
Vi essa receita no programa da Ana Maria Braga, e fiquei com ela na cabeça por dias...Achei q tinha tudo a ver com o frio Parisiense (hj esta zero grau), e com a sofisticação que a cidade merece. Sem falar q comemos pelos olhos!!!!!
! Marquei com a Ludmilla q ela viria aqui em casa para testarmos a "tal"receita.Fui então as compras... passei horas no supermercado procurando os ingredientes!Como foi dificil achar um simples cravo da india na Franca!!!E o tal vinho do Porto??!! Quase fui em Portugal só para comprá-lo! Bom, com todos os ingredientes comprados fomos colocar mão na massa!Como tinha a receita no site do Mais voce, peguei o computador e coloquei na cozinha!!!!Fomos assistindo passo a passo o q Ana Maria "Brega" falava. Um luxo!!!!ahahahE como ela tem a "Maria" q eh sua ajudante, escalei a Lu como a minha "Maria"...kkkkkk
Foi uma tarde maravilhosa, tomamos o tal vinho do Porto, usamos o tal vinho do Porto na comida,colocamos a fofoca em dia ... a Gislene q estava aqui em casa, não resistiu ao cheirinho de comida boa e resolveu ficar para comer a tão esperada RABANADA! . Uma delicia!!!!Vale a pena o esforço, comprar os ingredientes,fazer cada molho, pq eh uma receita muito saborosa, e LINDA!!!Chiquerrima!!!Um luxo!!! Só q para esse dia virar uma "lenda"...não tiramos foto!!!!!Não tenho esse dia registrado!!!


                                                                       (Leandra)


                                            RABANADA MIL FOLHAS
 INGREDIENTES
Meio litro de leite
1 lata de leite condensado
6 anis estrelados
10 cravos da índia
100 ml de leite de coco
1 baguete fina cortada em fatias com mais ou menos 1 cm
3 ovos batidos
Açúcar misturado com canela a gosto
Meio litro de leite
4 colheres de sopa de amido de milho
4 gemas peneiradas
1 colher de sobremesa de essência de baunilha ou um quarto
de fava de baunilha
Meia xícara chá de açúcar

CALDA DE VINHO DO PORTO
1 xícara de chá de vinho do Porto
Meia xícara de chá de açúcar


Modo de Preparo
Numa panela coloque meio litro de leite, 1 lata de leite condensado, 6 anis estrelados, 10 cravos da índia e leve ao fogo médio até ferver - mais ou menis 5 minutos. Retire a panela do fogo e acrescente 100 ml de leite de coco, misture e reserve. Passe as fatias de 1 baguete, 200 g, nesta mistura de leite de coco(molhe bastante) e depois em 3 ovos batidos e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e passe-as numa mistura de açúcar com canela a gosto e retire o excesso. Cuidado para não passar muito, senão fica muito doce.Reserve. Numa outra panela coloque meio litro de leite, 4 colheres de sopa de amido de milho, 4 gemas peneiradas, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha ou a fava de baunilha e meia xícara de chá de açúcar e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe amornar. Em 4 pratos individuais faça 3 camadas alternadas de rabanada e do creme e termine com uma fatia de rabanada. Sirva em seguida com uma calda de vinho do Porto.

CALDA DE VINHO DO PORTO
Numa panela coloque 1 xícara de chá de vinho do Porto, meia xícara de chá de açúcar e leve ao fogo brando até reduzir. Sirva com rabanadas ou como preferir.Não deixe a calda ficar um caldo grosso,porque ao esfriar ela endurece.

RENDIMENTO: 4 porções