Quem são

Leandra,Ludmilla,Aline,Fabiana,Mare... Muito bom poder ter amigos, ainda mais se esses amigos estiverem espalhados pelo mundo! Esse blog tem o intuito de trocar receitas TESTADAS entre um grupo de amigas, q hoje moram na França , Brasil, Argentina...

terça-feira, 30 de março de 2010

CULINARIA ITALIANA

Como esse blog esta ficando chique!!!!!!Recebemos de presente uma autentica aula de culinaria Italiana!!!!ulalalá...
Com direito a professora Italiana , comida Italiana, papo sobre a cultura Italiana, só o vinho que era Argentino!rsrsrs
Só tenho a agradecer pela generosidade da nossa amiga LIDIA, que alem de nos ensinar pratos tipicos de seu Pais (com todos os seus segredos,claro!), nos recebeu em sua casa com muito carinho e o alto astral de sempre!
Mas o evento foi alto nivel!!!!!!!Toda a imprensa fazendo a cobertura!!!!ahahahha (Fotografas: Patricia e Fabiana / Filmagem: Leandra ). Cada ação da Lidia era um "flash"! rsrs


Tudo super organizado, com direito as receitas impressas e os ingredientes já picados e separados nas suas devidas vasilhas. Tudo em ordem e "sério"até as Brasileiras e a Italiana "abrasileirada" começar a tomar o bendito vinho e a conversar!!!!Nossa..... como falamos!!!!!! (Leandra, Aline, Fabiana,Patricia e Lidia)
A aula de culinaria se tornou uma divertida renião de amigas, e o melhor de tudo: DEGUSTAMOS cada prato!Ela nos ensinou a fazer uma entrada, pasta e sobremesa! Cada prato representa uma região da Italia (são 20 regiões), sendo que a sobremesa é tipica da cidade da Lidia (RAVENA), chique,nao?!
"Dios mio"....comi realmente rezando!!!!!
Não posso deixar de comentar que tivemos ajuda de dois pequenos chefs: Thiago (3 anos) e Ayza (8 meses). Que gentilmente nos cederam uma trilha sonora, com direito até a dancinhas .....ouvimos XUXA!!!!!!




Alguns segredos Italianos:
- Usar sempre sal grosso, até para colocar na água q irá cozinhar a pasta.
- NÃO colocar azeite na água, é um crime. O azeite impede que a pasta absorva o molho!
- Acrescentar o sal , somente quando a água estiver fervendo.
- Seguir a risca o tempo de cozimento que o fabricante informar na embalagem da pasta.
- Se a pasta cozinhar muito (não ficar "al dente"), ela perderá o amido e dificultará a digestão.
- Calcular 100gr de pasta por pessoa.
- Carbonara: calcular 1 ovo por pessoa + 1 ovo (para 5 pessoas: serão 6 ovos)
- IDEAL: o queijo deverá ser ralado na hora para que nao tenha perda de sabor.
- BACON: ela usou um Italiano (SPECK ALTO ADIGE IGP, da marca SENFTER). Tem um sabor mais forte, parecido com o bacon defumado brasileiro.
- Os Italianos não cortam o espaguete com faca, porque como comem desde de pequeno já estão acostumados.Eles enrolam no garfo e se ficar aquela pontinha pendurada não tem problema.Não comem com ajuda da colher como manda a "etiqueta" no Brasil.
                                                                              (LEANDRA)






MELANZANE alla MOZZARELLA
REGIONE: CAMPANIA
A  beringela é um dos legumes mais populares na cozinha da Campania.é frita, grelhada, salteadas em fatias com um pouco de azeite, ou utilizada para adcionar sabor as pizzas e ao espaguete.As melhores para cozinhar são as beringelas longas de um roxo muito escuro; devem ser firmes ao toque e ter uma pele brilhante, o que revela frescura.

12 rodelas de beringela, cortada com 1 cm de espessura
12 rodelas de tomate
12 folhas de manjericão fresco
12 fatias de finas de mozzarella de bufala
Azeite, sal, e pimenta do reino


- Polvilhe levemente as rodelas de beringela com sal, de ambos os lados. Ponha-as entre duas duas chapas e coloque um peso por cima (essas chapas seriam como duas tabuas de cortar legumes).Deixe as beringelas escorrerem por uma hora.
- Tempere com sal as rodelas de tomate e deixe-as escorrer durante uma hora .
- Enxugue as rodelas de beringela. Grelhe-as numa frigideira quente com azeite durante alguns minutos, de ambos os lados, ate ficarem macias.
- Disponha-as numa travessa e coloque sobre cada beringela, uma rodela de tomate, uma fatia de mozzarella, e uma folha de manjericão.


Regue-as com azeite, tempere com sal e pimenta do reino e sirva!











SPAGHETTI alla CARBONARA
REGIONE: LACIO

No sul da Italia, a tagliatella é substituida pelo espaguete, que exige um molho diferente.

300gr de bacon (de preferencia defumado)
600gr de espaguete
150gr de parmigiano ralado
1 cebola
5 ovos
Azeite, sal e pimenta
Salsinha verde

- Numa frigideira fritar a cebola cortada fina, e depois colocar o bacon ate ele ficar acastanhado.
- Leve a ferver uma panela grande com agua, e QUANDO FERVER coloque o sal  e o espaguete, cozinhar ate ficar ao dente .
- A parte bater os ovos com o fouet ou garfo ate estar uniforme, acrescentar o parmigiano , sal e pimenta ate estar incorporado.

- Quando o espaguete estiver pronto coloca na frigideira do bacon juntamente com a mistura de ovos e queijo. Com o fogo ligado, vá misturando com dois garfos o espaguete, ate que a mistura de ovos esteja cozida.
- Polvilhe com salsinha verde e sirva.


Um comentário:

  1. Nossa!! Que chique mesmo hein!!? Só faltou o Loro José pra ser o Mais vocÊ!!! A produção tá de parabéns!! kkk ADOREI AS DICAS DA CULINARIA ITALIANA!!! ( Em pensar que eu sempre colocava sal fino na água fria , deixava cozinhar a pasta até quase derreter e ainda misturava o azeite na agua mesmo!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Aiaiaa... To adorando esse Blog gente!! Beijos a todas!!

    ResponderExcluir